Foto: Victor Ferreira/ECV/
O Esporte Clube Vitória anunciou e apresentou na tarde desta quinta-feira seu novo reforço para a sequência da Série C do Campeonato Brasileiro. Trata-se do lateral-esquerdo Sánchez , de 26 anos, que se destacou no Campeonato Carioca deste ano vestindo a camisa da Portuguesa-RJ, inclusive, sendo eleito o melhor da posição na competição. Já regularizado, o atleta deve estrear pelo clube no sábado, contra o Manaus, no Barradão, pela 4ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Na entrevista de apresentação, Sánchez destacou se se cuida bem e está apto para jogar os 90 minutos.
“Eu fiz todos os jogos como titular no Campeonato Carioca. Fiz 11 jogos seguidos no Campeonato Carioca, mais dois na Copa do Brasil, todos ininterruptos. Eu me cuido bem, estou sempre bem-preparado, cuido muito do meu corpo. Não tenho dúvida de que estou apto a jogar os 90 minutos. Claro que tenho muita margem para crescimento. Certeza de que, com a sequência de treino e jogos, elas virão”, comentou Sanchez.
Dos quatro laterais-esquerdos contratados pelo Vitória, dois não estão à disposição para sábado. Vicente sofreu uma lesão ligamentar no joelho e está entregue ao departamento médico. Já Guilherme Lazaroni, que estreou pelo Leão no último fim de semana, cumpre suspensão automática porque foi expulso na derrota para o Ypiranga-RS.
O jogador aproveitou para falar sobre suas características em campo. “Desde o meu início como profissional, tenho me destacado mais na parte ofensiva. Mas, na minha ida para a Europa, tenho aprimorado bastante a minha parte defensiva. Graças a Deus e ao meu empenho, nestes últimos anos, eu tenho me equilibrado bastante. Não foi à toa que consegui ser o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Carioca, justamente por conseguir equilibrar essa minha parte muito boa ofensiva e também aprimorar a parte defensiva, que foi muito bem também”, disse.
Natural de Cascavel (CE), Sánchez José Vale Costa foi revelado no Ceará, onde se profissionalizou em 2015. Passou também por Uniclinic, Cabofriense, Macaé, Inter de Lages, Figueirense, Santa Cruz de Natal e estava atuando na Portuguesa-RJ, onde disputou 13 jogos, com 2 gols marcados e 1 assistência. Fora do Brasil, ele defendeu o FC Arouca, de Portugal na temporada entre 2018 e 2020.
“Eu passei por vários clubes, mas iniciei no Ceará. Fiz a base completa lá, me profissionalizei, fiz dois anos no profissional, além de cinco na base. Passei por Macaé, Cabofriense. Joguei no Inter de Lages também. Fui para a Europa, joguei o Campeonato Português pelo Arouca; voltei para o Figueirense; joguei o último Carioca pela Portuguesa-RJ; e estou muito feliz por estar aqui no Vitória.”
Sánchez foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Carioca 2022, sendo o 2º jogador de linha com mais minutos em campo da Taça Guanabara, com 1.124 (titular em todos os 11 jogos e não foi substituído), além disso, marcou o primeiro gol da Portuguesa-RJ no Estadual 2022, contra o Flamengo, e o primeiro gol da história da Portuguesa na Copa do Brasil, que disputou pela primeira vez esse ano. Também foi destaque na virada da Portuguesa diante do Botafogo, contribuindo com uma assistência. O triunfo quebrou um jejum de 56 anos que o Rubro-Verde não vencia o Glorioso.
Números pela Portuguesa-RJ:
• 13 Jogos (todos como titular)
• 2 gols
• 1 assistência
• 101 recuperações (7,7 por jogo)
• 71 interceptações (5,4 por jogo)
• 37 alívios (2,8 por jogo)
• 74% de acerto nos passes (446/330)
• 65.6% de acerto nos passes para frente (215/141)
• 90.9% de acerto nos passes para trás (44/40)
• 60.9% de acerto nos passes para o terço final do campo
(69/42)
• 53.6% de acerto nos dribles (28/15)